Amplie muito seu vocabulário e melhore sua compreensão oral com o site TED Talks.

Amplie muito seu vocabulário e melhore sua compreensão oral com o site TED Talks.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Neste artigo eu vou compartilhar com você um recurso excelente para ampliar seu vocabulário e melhorar sua compreensão oral (listening) de forma autônoma, ou seja, sem a ajuda de um professor.

 

Nunca é demais enfatizar que ler e escutar são duas habilidades essenciais para quem quer aprender qualquer idioma, e praticá-las bastante vai fazer toda a diferença nos resultados que você vai alcançar.
A internet oferece um oceano de recursos e sites para estudar inglês, mas as opções são tantas que a gente acaba ficando perdido e não sabendo qual e como utilizar, não é mesmo?
Por esse motivo eu estou te escrevendo para te falar sobre o site TED Talks - Ideas worth spreading.  Esse  é um dos meus sites favoritos para aprender inglês e também é o que eu mais recomendo para meus alunos:
TED Significa
Technology (tecnologia)
Entertainment (entretenimento)
e Design (projeto). 

TED Talks disponibiliza milhares de palestras com duração de 10 a 20 minutos, realizadas ao redor do mundo, sobre assuntos extremamente inovadores, informativos e inspiradores. 
O lema do site é: Ideias que merecem ser difundidas - Ideas Worth Spreading. 

Vale à pena frisar que o assunto que você escolher DEVE SER DE SEU INTERESSE, assim você vai ter mais motivação para assistir e vai absorver o conteúdo com maior facilidade.
Todas as palestras possuem transcrição em várias línguas, inclusive português. Isso facilita muito sua vida, caso esteja apenas iniciando seus estudos do idioma.
Vamos às minhas dicas sobre como utilizar este site incrível?
Se você é iniciante, siga o passo-a-passo abaixo:
 
1.       Assista toda palestra com a transcrição ativada em português, para se familiarizar bem com o assunto e o vocabulário;
2.       Tome nota de algumas frases chave e suas equivalências em português e inglês;
3.       Assista novamente a palestra, dessa vez, com a transcrição em inglês;
4.       Se você tiver tempo, assista uma terceira vez sem nenhuma legenda. 
A repetição é essencial para você absorver mais conteúdo e lembrar o que aprendeu.  Cada vez que você assistir a mesma palestra, vai perceber o quanto sua compreensão melhorou, e isso é MUITO MOTIVADOR, não é?!

Se você já estuda inglês há algum tempo e tem uma compreensão razoável, ou seja, não depende da transcrição para entender em média 70% do que escuta e quer melhorar seu nível, siga esse passo-a-passo:
1Assista toda a palestra com a legenda em inglês ativada;
2 - Foque nos detalhes, na gramática, tente observar os tempos verbais utilizados, tome nota das expressões idiomáticas e phrasal verbs;
3 - Procure o significado das palavras que você não conhece em algum dicionário Inglês - Inglês.  
Eu recomendo dictionary.com e Cambridge Online Dictionary  onde você encontrará as definições em inglês e exemplos com palavras inseridas em frases de fácil entendimento.
4 - Por fim, escreva frases com as palavras novas e insira as mesmas em um aplicativo de repetição espaçada para você revisá-las e assim lembrar dessas palavras para sempre! Eu recomendo o VOCAPP, por ser simples, fácil de utilizar e muito eficiente. Acesse o TUTORIAL do VocAPP CLICANDO AQUI
Essas atividades que eu sugeri são um ótimo exercício para te ajudar a pensar em inglês e fazer um grande progresso nos seus estudos enquanto você se diverte com assuntos super interessantes e se mantém atualizado sobre o que está acontecendo no mundo, através de conteúdos inspiradores e de alta qualidade.
Se você quer praticar o writing, abaixo de cada palestra há uma seção de comentários, onde as pessoas discutem os assuntos que apareceram no vídeo e compartilham suas opiniões. Você pode participar do debate expressando suas opiniões por escrito.  Ler os comentários também vai te ajudar a expandir seus horizontes, se abrir para novas idéias e praticar a habilidade de leitura e interpretação.
Aprender um idioma se torna mais prazeroso dessa forma, você não acha?  Que tal unir o útil ao agradável?
Finalizo com um vídeo onde eu explico como dizer essa expressão em inglês.
Como dizer "Unir o útil ao agradável" em inglês?
Unir o útil ao agradável

Espero que você goste dessa dica e coloque-a em prática!
 
See you next time!  :) 

 

P.S.:  Clique aqui para baixar meu E-book sobre como identificar bloqueios mentais que atrapalham sua aprendizagem de inglês e como superá-los.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Amplie muito seu vocabulário e melhore sua compreensão oral com o site TED Talks.

Já temos 2 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Juliana Caricimi

Juliana Caricimi

Ótimas dicas!
★★★★★DIA 22.03.20 19h43RESPONDER
Eliane Susin
Enviando Comentário Fechar :/
Eliane Susin

Eliane Susin

Que bom que gostou, Juliana!  Espero que seja útil no seu processo de aprendizagem e melhoria do inglês! bjos 

★★★★★DIA 02.08.20 20h04RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/